Instalando o Java (JRE e JDK) no Windows 10

Lucas Almeida
7 min readJul 28, 2020

Este post é destinado para quem está iniciando no lindo universo do desenvolvimento de software utilizando a linguagem de programação Java.

Antes de começar

Antes de tudo, é necessário que o leitor/programador saiba que a linguagem Java está em constante evolução. Isso acarreta em uma variedade de versões que são lançadas periodicamente. Algumas dessas versões são sinalizadas como LTS (Long Team Suport). Uma versão LTS é uma versão estável, geralmente a preferida por empresas, e conta com um suporte da Oracle por um período de 3 anos. No momento em que escrevo este texto, a versão LTS mais atual é a 11. Portanto, essa será a versão adotada neste post.

Obtendo o Oracle JDK

O primeiro passo para a instalação do Java é realizar o download. Para facilitar, basta ir direto ao site de download do Java 11, acessando esse link.

Você será redirecionado para uma página que contém uma lista com todas as opções de download, como mostra a imagem abaixo.

Escolha a opção adequada de acordo com seu sistema operacional. No meu caso, como estou utilizando o sistema operacional Windows 10 Home e é uma versão 64bits, irei escolher a opção “Windows x64 Installer”, clicando em seu respectivo link de download.

Para prosseguir é necessário marcar a opção que confirma que você leu e concorda com os termos da licença sob a qual o JDK está sendo distribuído, e clicar no botão para download como apresentado na imagem abaixo.

Para efetivar o download do JDK é necessário estar autenticado no site com sua conta Oracle. Caso ainda não esteja, você será redirecionado para a página de login. Caso não tenha uma conta Oracle, você pode criar uma nesse momento.

Na página de Início de sessão, informe seu usuário e senha da conta Oracle. Uma vez autenticado com sucesso, o download iniciará automaticamente. Se solicitado, informe o local onde deseja salvar o arquivo de instalação.

Agora é só aguardar a conclusão do download. Isso irá variar de acordo com sua conexão com a internet.

Instalação

Após a conclusão do download, basta executar o arquivo transferido, para iniciar a instalação.

Na primeira janela apresentada, basta avançar, clicando no botão Next >.

Na segunda janela, por padrão, recursos adicionais já vêm selecionados para instalação. Dessa forma, além do JDK propriamente dito, outros recursos, dentre eles o JRE ( Java Runtime Environment, ou Ambiente de Tempo de Execução Java, em português), serão instalados. O JRE é necessário para que possamos executar as aplicações Java.

Outra informação apresentada nessa janelaé que o usuário pode escolher a pasta onde deseja que o JDK seja instalado. Para isso basta clicar no botão Change… e em seguida selecionar a pasta desejada. Caso não queira alterar, e manter a pasta padrão, basta simplesmente avançar clicando no botão Next>. É importante guardar o local escolhido para instalação, pois ele pode ser útil posteriormente para configurar uma variável de ambiente. No meu caso, irei optar por manter o destino padrão.

Aguarde alguns instantes até que o processo de instalação conclua.

Por fim, na última janela do assistente de instalação, é possível ser direcionado para um site com diversos materiais informativos a respeito da utilização do Java Development Kit, clicando no botão Next Steps. Se preferir, pode encerrar o assistente clicando no botão Close. Se você chegou até este ponto, parabéns. Você está com o JDK instalado em seu computador.

Configurando as Variáveis de Ambiente

Uma vez instalado o Kit de Desenvolvimento Java, é interessante configurar algumas variáveis de ambiente para que quando for necessário, o Java seja localizado corretamente.

As variáveis de ambiente são configurações existentes em todos os sistemas operacionais. Elas são muito utilizadas para armazenar diversos valores que representam informações bastante úteis, como por exemplo, a versão do sistema operacional, os locais onde o sistema operacional deve procurar quando queremos abrir algum programa.

Para um ambiente de desenvolvimento Java, duas variáveis de ambiente são bastante úteis: JAVA_HOME e CLASSPATH. A variável JAVA_HOME será utilizada para armazenar o local onde o JDK está instalado e a variável CLASSPATH é utilizada para armazenar o local em que as classes devem ser procuradas pelo carregador de classes ao compilar ou executar um programa.

Também é interessante incluir na variável PATH o diretório onde estão os executáveis do Java, assim eles poderão ser facilmente localizados e executados a partir de qualquer ponto do sistema operacional. A variável PATH é responsável por armazenar todos os locais onde o sistema operacional deverá procurar por um comando ou programa quando esses são requisitados.

Para configurar as variáveis de ambiente, primeiramente acesse o menu Iniciar e pesquise por “Meu Computador”, como mostra a figura abaixo:

Na janela que abrirá, clique com o botão direito do mouse sobre “Este computador” e em seguida, no menu suspenso, clique em Propriedades, como mostra a figura abaixo:

Na janela de Sistema que será aberta, clique na opção “Configurações avançadas do sistema” que está do lado esquerdo da janela, como mostra a figura abaixo:

Será aberta a janela de Propriedades do Sistema. Nela, clique em “Variáveis de Ambiente”, como mostra a figura abaixo:

Na janela de Variáveis de Ambiente, observe que existem duas regiões: Variáveis de usuário e Variáveis do sistema. Clique no botão novo da região Variáveis do sistema, como mostra a figura abaixo:

Será aberta uma janela para criar uma Nova Variável de Sistema. No campo Nome da variável, digite JAVA_HOME (todas letras em maiúsculo e com um underline/sublinhado entre as palavras). No campo Valor da variável, digite o caminho completo do diretório onde o JDK está instalado e clique no botão OK. No meu caso, como não alterei o local de instalação do JDK, utilizarei o diretório padrão que foi sugerido durante o processo de instalação, como mostra a figura abaixo:

Em seguida, repita o processo para criar uma nova variável. Agora, no campo Nome da variável, digite CLASSPATH (todas letras em maiúsculo). No campo Valor da variável, digite o valor .;%JAVA_HOME%\lib e clique no botão OK. Observe que o valor desta variável inicia com um ponto, seguido de um ponto e vírgula, como mostrado na figura abaixo:

Por fim, é importante acrescentar à variável Path, o caminho onde o sistema operacional deverá procurar pelo Java. Para isso, selecione a variável Path na região Variáveis do sistema, e em seguida clique no botão Editar, como mostra a figura abaixo:

Na janela “Editar a variável de ambiente” que foi aberta, clique no botão Novo. Uma nova linha será acrescentada. Nessa nova linha, digite o valor %JAVA_HOME%\bin e em seguida clique no botão OK, como mostra a figura abaixo:

Para salvar todas alterações feitas, clique no botão OK de cada janela que foi aberta durante o processo de configuração de variáveis de ambiente.

Verificando a Instalação

Ainda está em dúvida se fez tudo certo? Quer se certificar de que a instalação e as configurações foram realizadas com sucesso? Então vamos lá!

Abra o Prompt de Comando do seu Windows. Para isso, basta pesquisar por “Prompt de Comando”, como mostra a figura abaixo:

Primeiramente vamos verificar se o ambiente de execução Java (JRE) foi instalado. Para isso, com o Prompt de Comando aberto, digite o comando java -version e em seguida pressione Enter. Observe que existe um espaço entre a palavra java e o traço, mas não há espaço entre o traço e a palavra version. O resultado deve ser semelhante ao apresentado na imagem abaixo:

Em seguida, para testar se o JDK foi instalado corretamente, digite o comando javac -version e em seguida pressione Enter. Da mesma forma que o comando anterior, observe que existe um espaço entre a palavra javac e o traço, mas não há espaço entre o traço e a palavra version. O resultado deve ser semelhante ao apresentado na imagem abaixo:

Se você chegou até aqui, tenha certeza de que você instalou corretamente o JDK e o JRE, e está pronto para começar a programar e executar aplicações Java.

--

--